¬ Lição de economia nº1: O que é a economia?

Qual o objetivo, a lógica de uma ciência? Acho que pra maioria delas podemos resumir o objetivo em 3 pontos:

1) identificar, diagnosticar,  um problema, e apresentar uma solução;
2) resolver o problema, utilizando das diversas ferramentas disponíveis
3) ser útil à população, mesmo que como um kit de 'primeiros-socorros'

Utilizo algumas ciências pra explicar um pouco isso. Peguemos a medicina. Qual o seu objetivo, ou pra que ela serve? Só ‘cuidar da saúde’ pode ser uma resposta muito simplória. Na verdade, isso vai depender da especialidade, se oncologia, obstetrícia, cardiologia, infectologia etc etc. Ou seja, cada especialidade tem um objetivo específico e ferramentas específicas. Na cardiologia, por exemplo, há um médico especializado em fazer o diagnóstico, que sabe como operam as máquinas que fazem os exames. Ele também prescreve remédios, se for o caso. Mas, se for caso cirúrgico, geralmente, vai pra um outro medico, o cirurgião, que é quem 'resolve' o problema. Ele vai definir o tipo de procedimento e as ferramentas necessárias. São 2 profissionais que atuam na mesma área, a cardiologia, e fazem parte da mesma ciência, medicina, mas lidam com objetivos específicos diferentes; por mais que o objetivo final seja a melhora na saúde do paciente (seja ela física, ou psíquica com as cirurgias plasticas). Portanto, se você perguntar a médicos/dentistas/advogados etc diferentes qual o objetivo do trabalho deles, pode ser que obtenha respostas bem diferentes.

O mesmo serve pra engenharia. De nada adianta o sujeito dizer que é engenheiro? Afinal, engenheiro de quê? Uma definição do que é um engenheiro talvez, também, se torne muito vaga. Dependendo da área ele também identifica problemas e os resolve, podendo ser feito pelo mesmo engenheiro ou por um outro. E Jornalistas? Tem jornalismo esportivo, econômico, político etc etc

E o que é a economia, o que faz o economista? Podemos utilizar o conceito que vem nos manuais: “economia se preocupa com a alocação eficiente de recursos escassos ... A ciência  econômica visa compreender como a economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? 3) Pra quem produzir?”. Pra mim, é como dizer que o meu carro está com um ‘problema na rebimboca da parafuseta’; ou seja, não explica, nem elucida, absolutamente nada.

É consenso que a economia tem 2 grandes blocos, e dentro deles várias áreas, a maioria delas se misturando com outras ciências.

a) microeconomia. Estuda o ambiente micro, mostrando não só a relação entre compradores e produtores de determinado setor mas também o que os motiva. Há uma relação  direta com a psicologia para explicar o comportamento das famílias no ato de consumir. Relação tão próxima que já aconteceu o fato, inédito, de um psicólogo  ganhar o Prêmio Nobel de Economia, o israelense Daniel Kahneman (veja reportagem da Exame). Tem relação também com custos de produção, matéria da administração e contabilidade, ao mapear o comportamento dos produtores buscando maximizar os lucros.

b) macroeconomia. Estuda o ambiente macro, ou seja, o todo. Deixa de lado os comportamentos individuais de consumidores e empresas pra mostrar como elas atuam, ou reagem, em conjunto, às decisões, também macro, do governo. Tem relação com a matemática e estatística para criar modelos estatísticos que retratem, e expliquem, não só o presente, mas também para prever acontecimentos futuros.

Temos ainda a teoria econômica, uma área que pode alimentar tanto a macro quanto a microeconomia e que está ligada à sociologia/filosofia para explicar como os economistas veem o mundo, e quais as soluções possíveis. Basta lembrar que um dos pensadores mais importantes da economia ainda é o Marx, um sociólogo, filósofo e economista importante do século anterior. Ele delineia o pensamento de muitos economistas, que fazem parte de partidos políticos mais à esquerda, os mesmos partidos que podem ganhar eleições e colocar a sua linha de pensamento como condutora da economia. Do outro lado temos economistas, mais à direita, ainda influenciados pelo que escreveu Adam Smith, Marshal etc. também, séculos atrás.

Podemos ainda enumerar vários outros campos da economia: economia do setor público, economia internacional, economia agrícola, economia da informação etc.

Ou seja, temos economistas em diversas áreas, tratando de diversos assuntos, muitas das vezes ligados a outras ciências. Como o nosso objetivo não é entender as diferenças, e brigas, ideológicas, e também não temos tempo para entender as diversas áreas, podemos restringir o estudo da economia a 2 pontos, e aproveitar um pouco de todas as outras dentro deles: microeconomia e macroeconomia. Acho que a partir daqui conseguimos traçar um objetivo específico, já que esses dois lados da economia são complementares.

O objetivo da economia, para o nosso propósito, então é: “Como fazer a economia crescer (e aumentar o numero de empregos), com o mínimo de inflação”. Percebam que esse objetivo é o mesmo que tem o governo quando assume o Planalto. O que nós precisamos é entender por que ele pensa assim, e de quais ferramentas ele dispõe pra fazer isso (juros, dólar, impostos etc). Ou seja, se voltarmos ao começo do artigo, nas funções que tracei para uma ciência, temos:

1) diagnóstico: qual o problema com a economia brasileira (PIB, inflação, distribuição de renda, baixas exportações ...)?

2) resolução do problema: aplicação da política cambial (dólar), fiscal (impostos), monetária (juros), politicas de distribuição de renda ...

3) ser útil à população: além de identificar os problemas, e saber o que o governo fará, até por que as decisões dele nos afetarão, quero que esta ciência me seja um pouco útil no dia a dia. Bom, na medicina eu poderia fazer um curso de primeiros socorros, na engenharia um curso pra entender o funcionamento e reparar o motor do carro, no jornalismo um curso de redação,  edição ou fotografia. Na economia um curso para ajudar a tomar decisões. Por exemplo, se procuro um corretor pra comprar um imóvel ele vai me indicar imóveis usados e novos, ambos com reajustes nas prestações diferentes. E qual o melhor reajuste, o que tem CUB? Se preciso alugar um apartamento, uso o IPCA pro reajuste, ou o IGP-M? Se eu vou ao gerente de um banco aplicar um dinheiro, onde é melhor? Fundo Di, poupança, ações? Se preciso viajar no fim do ano compro dólar agora ou espero, como está a economia? Se vou financiar o carro, o que pago de juros é muito ou pouco?

Percebemos que as ciências nos afetam todos os dias nas nossas decisões mais simples. Então, além de entender como a economia funciona precisamos nos apropriar desse conhecimento pra tomar decisões rotineiras. Se isso não foi possível, continuaremos como um motorista leigo, que vai à oficina com um problema bobo. Chegando lá o mecânico fala que a coisa está feia porque estragou a ‘rebimboca da parafuseta’. O serviço acaba saindo bem caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário